Dica de Livro: Férias!, de Marian Keyes

oiee

Oi gente! Tudo bom?

Hoje resolvi abrir uma categoria nova no blog, “Dica de Livro”. Ano passado, li muito pouco. Então esse ano, resolvi começar um desafio pessoal: Ler 50 livros em 2013. O que vai dar uns 4 por mês, aproximadamente. Não tinha pensado em falar sobre o assunto aqui no blog, mas gostei tanto desse livro que precisava escrever algo a respeito.

“Férias!” foi escrito pela autora Marian Keyes. Já havia lido 3 livros dela anteriormente, e em todos gostei muito do jeito que ela escreve, sempre bem humorada, mesmo quando narrando acontecimentos negativos e/ou tristes. O livro faz parte de uma série de 5 livros sobre as irmãs da família Walsh. Os livros, em ordem, são: Melancia, Férias!, Los Angeles, Tem Alguém aí? e The Mystery of Mercy Close (que ainda não tem tradução em português). Cada um conta a história de uma irmã da família (sim, são CINCO irmãs), narrado pela própria personagem principal.  Os livros não tem ligação direta entre si, mas é interessante lê-los em ordem, pois, além de serem escritos em ordem cronológica, tem spoilers dos livros anteriores, logo, se pretende ler Melancia, faça-o antes de Férias!, e assim sucessivamente.

O livro fala sobre Rachel, uma irlandesa que vive em Nova York. Sua vida se resume a se divertir em festas e bares com sua amiga e roomate Brigit, usar drogas lícitas e ilícitas, convencida de que seu uso é somente recreativo. O livro começa com Rachel usando uma quantidade maior do que o “normal” de drogas e sendo encontrada desmaiada por Brigit. A amiga, preocupada, a leva para o hospital. Ao ficarem sabendo, sua família, amigos e namorado acreditam que tratava-se de uma tentativa de suicídio, e os pais a levam para um centro de reabilitação para viciados, na Irlanda. Rachel aceita se internar apenas por achar que os dois meses que passará no local serão basicamente férias do mundo real, acredita que terá uma infinidade de regalias no tal centro e de quebra conhecerá alguns famosos.

No desenrolar do livro vemos Rachel descobrir qual é a realidade de um centro de reablitação, como conviver com pessoas viciadas e com sérios problemas psicológicos,  entender mais sobre si mesma e o longo caminho para admitir que tem um vício. Esses acontecimentos são intercalados com lembranças de Rachel sobre sua vida badalada e regada a cocaína e outras drogas em Nova York.

Talvez você esteja pensando que, devido a história, o livro seja triste ou deprimente. Mas Marian Keyes consegue falar sobre os assuntos mais pesados sem perder o bom humor. Eu ri, chorei, me apaixonei pelos personagens e devorei o livro de uma vez, ansiosa para descobrir o desfecho. O livro realmente toca em assuntos pesados, mas de forma leve. Porém, se você acha que não gostará de ler sobre drogas, cenas de sexo, relatos de abusos e violência doméstica (apesar de que os 3 últimos itens não aparecem com muita frequência na narrativa), melhor não ingressar na leitura.

Eu simplesmente amei esse livro, abriu minha mente para muitas coisas, e me ajudou a  me entender e a entender um pouquinho mais as pessoas e os motivos por trás do que elas fazem. Espero que gostem também!

oi

Anúncios
Esse post foi publicado em Dica de Livro. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Dica de Livro: Férias!, de Marian Keyes

  1. Nathicol disse:

    Esse livro é realmente muito bom! Já li tambem. Amo a Marian Keyes ❤

    Muitos beijos,
    Nathalia
    http://dizendopormim.wordpress.com

Comente este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s